Perigos / Benefícios das Redes Sociais

Como em tudo o que existe na World Wide Web, as redes sociais comportam um conjunto de benefícios e perigos a que devemos de estar atentos para nos proteger-mos quer a nós, quer aqueles que amamos e nos rodeiam.

Dentro dos perigos a que estamos mais expostos encontram-se:

  • perigo nas comunidades – quando comentamos uma publicação num blog, forum entre outros, não fazemos ideia de quem lê, e por vezes não fazemos ideia do perigo a que nos colocamos ao entrar numa disputa verbal com um outro “user”; Esse outro utilizador pode ser alguém sem regras, sem limites e para quem as leis nada dizem, não hesitando em magoar uma outra pessoa.
  • Apropriação de identidade – hoje em dia não constituímos  qualquer tipo de limite sobre os locais onde colocamos as nossas informações pessoais. Se à 10 anos atrás qualquer pessoa hesitaria em colocar o seu nome numa folha de papel sem saber exactamente para o que seria utilizado, hoje em dia não hesitarmos em colocar os nossos E-mails, telefones, morada, nome em todos os sites e redes sociais que nos pedem. Disto resulta um facto muito comum: computadores invadidos por “hackers” que sem grande esforço alcançam todas as nossas informações e rapidamente nos separam do saldo que possamos ter no banco ou, na pior das hipóteses, usam os nossos dados para efectuar compras on-line, deixando-nos apenas com dividas avultadas para pagar.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.