Diferença entre Perfil e Página

Uma das mais populares redes sociais é o Facebook. Nos dias de hoje, é muito raro encontrar alguém que não tenha conta nessa plataforma.

Inicialmente, começaram os jovens a criar conta para estarem em constante contacto e, não muito tempo depois, seguiram-se os pais, tios e toda a família, alargando esta rede social para todo o tipo de pessoas e faixas etárias.

A verdade é que, apesar desta rede social ser, nos dias de hoje, a mais popular, ainda há muita gente que não sabe a diferença entre um perfil e uma página no Facebook, estas são as diferenças:

– Quando nos registamos pela primeira vez no Facebook, estamos a criar um perfil. É a nossa conta pessoal e, com ela, podemos procurar amigos, juntá-los à nossa rede de contactos, publicar imagens, textos e vídeos, partilhando-os com todas as pessoas ligadas a nós através da plataforma.

– Ao adicionarmos alguém como amigo, estamos automaticamente a partilhar com essa pessoa as nossas informações pessoais e tudo o que publicamos no nosso perfil, dando acesso a todos os nossos passos dentro do Facebook.

– Com um perfil podemos enviar mensagens privadas aos nossos amigos, e também a pessoas que não estejam ligadas a nós através da página.

Ainda relativamente aos perfis, apenas é possível possuir uma conta Facebook por pessoa, isto para manter a identidade dos utilizadores, tal como na vida real.
Por outro lado temos as páginas Facebook, com propósitos de utilização mais profissionais.

Estas servem, normalmente, para a divulgação de artistas, profissionais ou empresas. As empresas estão a utilizar cada vez mais este tipo de página para divulgar os seus produtos e serviços, e sobretudo, para criar uma rede de contactos.

Ao contrário de um perfil, onde apenas podem aceder os amigos, uma página de fãs está disponível a todos os que possuam uma conta na plataforma.
Ao ser criada uma página, por exemplo de fãs, o criador da mesma passa a ser automaticamente o seu administrador; podendo, a partir daí, convidar os seus amigos ou fãs da página, para que também eles possam administrar o conteúdo da mesma.

Algumas características que diferenciam página de perfil:

  • As páginas podem ser indexadas pelos motores de busca;
  • É possível criar uma landing page (página de destino ou página de entrada), com conteúdos personalizados. Esta, é adicionada num separador da página, o qual é o primeiro a ser mostrado aos visitantes do perfil sempre que entram na página;
  • Podem ser configuradas o número de páginas que se desejar, visto que não existe um  limite;
  • É possível obter dados estatísticos sobre as visitas e participação dos fãs nos temas abordados na página. Todas as semanas é enviado um e-mail para o administrador da página com dados estatísticos sobre a actividade da página: número de interacções, entradas e saídas de fãs, feedback aos conteúdos inseridos, etc;
  • Todos os utilizadores que queiram ser fãs de uma página podem sê-lo, sem que para isso exista necessidade do administrador da página lhe dar permissão. No entanto, é possível aos administradores remover fãs.

Uma nota importante acerca do perfil, e que muitas vezes é ignorada, é que num perfil não é permitido fazer publicidade a produtos que sejam pagos. Para isso existem as páginas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s